Facmat dá posse a novos presidentes das Associações Comerciais de Mato Grosso

Facmat dá posse a novos presidentes das Associações Comerciais de Mato Grosso

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) deu posse aos novos presidentes das Associações Comerciais filiadas no estado. A cerimônia, realizada na última sexta-feira (31.01), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reuniu autoridades, diretores da Associação Comercial de Cuiabá, executivos, colaboradores e convidados.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, ressaltou a importância das Associações Comerciais nos municípios e, principalmente, a missão dos líderes empossados. Segundo ele, o associativismo é uma causa movida pelo amor e pelo compromisso com o empreendedorismo.

“Ser presidente de uma Associação Comercial é abraçar a responsabilidade de construir pontes entre diferentes setores, fomentar o diálogo e, juntos, quebrar paradigmas. Precisamos, mais do que nunca, fortalecer o relacionamento com os poderes constituídos, defender a livre iniciativa, a competitividade e as condições necessárias para que o setor empresarial prospere”, declarou.

Ele também expressou otimismo quanto ao futuro da Facmat. “Tenho plena confiança de que, com amor à causa e compromisso com nossos valores, construiremos juntos um legado de progresso e união. Que esta nova fase seja marcada pelo entusiasmo, colaboração e resultados que inspiram. Sigamos unidos, representando e construindo o associativismo forte que desejamos para Mato Grosso”, finalizou Jonas.

A superintendente do Sebrae MT, Lélia Brum, ressaltou a parceria entre as instituições e o impacto positivo nas metas alcançadas.

“O Sebrae também agradece a todos que contribuíram para o alcance das metas em 2024. Tivemos um feito memorável, superando 217% do nosso atendimento, com mais de 1 milhão de atendimentos no ano, graças às parcerias com as Associações Comerciais e outras entidades. Nosso muito obrigado e desejamos sucesso a todos. Contem sempre com o Sebrae”, pontuou.

Para o vice-presidente regional da Facmat, Leandro Kessler, a entidade desempenha um papel essencial ao agregar todas as Associações Comerciais, definir diretrizes e atuar em demandas que ultrapassam a capacidade individual dos municípios.

“A Associação Comercial trabalha localmente, mas quando uma questão se torna grande demais, recorremos à Facmat, que prontamente mobiliza seus recursos para nos ajudar. Assumir essa vice-presidência regional é ainda mais relevante, pois agora a Facmat tem um braço na região norte, mais próximo dos presidentes, levando suas demandas à capital e identificando necessidades que, muitas vezes, nem mesmo as Associações percebiam. Dessa forma, conseguimos mostrar como a Facmat pode auxiliá-los no dia a dia”, explicou.

Os deputados Diego Guimarães e Francisco Guarnieri destacaram o compromisso da Assembleia Legislativa com as pautas do comércio e reforçaram o apoio ao setor empresarial. Também estiveram presentes no evento o diretor de Administração do Sebrae/MT, Roberto Henrique Dahmer, e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Anderson Lombardi.

Presidentes eleitos e reeleitos

Eleito pela primeira vez presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Fábio Migliorini, disse que assume a posição com o compromisso de retribuir à sociedade. "O estado que conhecemos hoje é fruto do trabalho de muitas gerações. Sinto que estou contribuindo para um futuro ainda melhor", afirmou.

Eleita presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), Denise Freitas, destacou o desafio de comandar a entidade em seu 70º aniversário. "Vamos fortalecer campanhas para incentivar o consumo local, pois isso gera emprego, renda e movimenta a economia da cidade", explicou.

Reeleito presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), Rodrigo Ferreira de Andrade, espera que o comércio local supere os desafios econômicos. "Com trabalho e união, conseguiremos bons resultados até o final de 2025", frisou.

À frente da Associação Comercial e Empresarial de Querência (ACEQ), Luana Basso, ressaltou a necessidade de conscientização sobre a relevância do associativismo. "Muitos comerciantes não percebem os benefícios diretos, mas é nossa missão demonstrar a importância da união para o fortalecimento do setor".

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itaúba (ACEIT), André Pereira da Silva, afirmou que a Facmat tem sido um elo essencial com o governo e os serviços. "A representação institucional da nossa Federação é fundamental para o crescimento dos municípios", declarou.

Eleita presidente da Associação Comercial de Matupá, Glaiciane Di Paula Silva Pane, reforçou o compromisso com a capacitação e o fortalecimento do empresariado local. "Vamos buscar mais conhecimento para os gestores, renovar parcerias e impulsionar o crescimento da cidade".  

Agenda de Compromissos

Antes da solenidade de posse, a Facmat reuniu os vice-presidentes regionais pela manhã para debater pautas estratégicas, como a identificação de potenciais municípios para expansão, a integração de cidades menores, o fortalecimento de parcerias entre Associações Comerciais e municípios-polo, além da valorização dos serviços da Facmat, entre outros temas.

No período da tarde, o presidente Jonas Alves conduziu uma nova reunião com os presidentes eleitos e reeleitos, com o objetivo de alinhar estratégias e reforçar o papel das lideranças nas associações comerciais e empresariais de Mato Grosso, preparando-os para a função.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, destacou a importância dos encontros para apresentar um panorama geral do funcionamento das Associações Comerciais, suas possibilidades, serviços e gestão. Ele também ressaltou a responsabilidade de cada presidente na representação institucional e na postura à frente da diretoria.

“Tivemos uma ótima receptividade. Estamos promovendo uma renovação importante no estado, e os presidentes estão alinhados. Tenho certeza de que saíram daqui preparados para fortalecer ainda mais o movimento das Associações Comerciais em Mato Grosso”, concluiu.

Confira os presidentes empossados:
Márcio Cleber Ferreira (Alto Araguaia)
Marcos Dourado de Assis (Alto Taquari)
Eder Borges de Aguiar (Arenápolis)
Martinho da Silva Mendes (Barra do Bugres)
Wagner Antônio de Rosa Júnior (Cáceres)
Daniela Geremia (Campos de Júlio)
Ednilson, Tuzzi (Canarana)
Aguinaldo Afonso Pereira (Colíder)
Sandro Rodrigues de Oliveira (Diamantino)
Amaury Pereira Matheus (Guarantã do Norte)
André Pereira da Silva (Itaúba)
Ari Tabaldi (Juína)
João Pagotto (Lucas do Rio Verde)
Glaiciane Di Paula Silva Pane (Matupá)
Claudinei Melo Freitas (Nova Maringá)
Fernando Simão (Nova Mutum)
Victor Alfredo Pederiva Júnior (Nova Olímpia)
Letícia Karoline de Almeida Ferreira (Nova Ubiratã)
Marcelo Orlato (Pedra Preta)
Grinaldo Soares da Silva (Primavera do Leste)
Luana Basso (Querência)
Denise Alex Alves de Freitas (Rondonópolis)
Marcos Mossini (Sapezal)
Fábio Migliorini (Sinop)
Rodrigo Ferreira de Andrade (Tangará da Serra)
Elizangela Cozendei Lima Schlickmann (Terra Nova do Norte)
Valterson Gonçalves Evangelista da Silva (Várzea Grande)

Redação: Assessoria de Imprensa Facmat